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Lesões na corrida de rua: saiba como prevenir

A corrida de rua, sem dúvidas, se tornou uma rotina para os praticantes de atividade física. Ela traz grandes benefícios como perda de peso, condicionamento cardiovascular, fortalece e tonifica os músculos, melhora a postura dinâmica, melhora o sono, além de favorecer o relacionamento entre as pessoas, possibilitando a oportunidade de fazer sempre novos amigos. Mas como correr e evitar lesões?
Os trabalhos que buscam esclarecer a etiologia desses riscos são escassos. O interesse da literatura internacional não tem se restringido exclusivamente aos corredores de elite, mas também às pessoas com atividade de treinamento moderado, denominados corredores amadores ou recreacionais, com prevalência variando entre 14 e 50% ao ano.

Seja na corrida de rua ou em qualquer outra atividade, nenhuma pessoa se move da mesma forma, cada um tem suas próprias características. O tipo de pé não determina o tipo de pisada, apesar de haver alguma relação entre as duas avaliações, uma vez que o pé é a interface com o solo durante marcha. As diferenças na sua estrutura podem resultar em diferenças na mecânica de todo o membro inferior.

Então, a melhor forma de evitar lesões é realizar uma avaliação com um fisioterapeuta que poderá identificar os riscos prováveis de lesões de acordo com as suas particularidades e as atividades preventivas que darão mais longevidade à sua pratica.

A importância de se atentar a dor

Muitas vezes ouvimos comentários de atletas dizendo que a dor faz parte do treinamento e que, para ganhar desempenho, é necessário ter dor. Mal interpretada esta informação, o atleta pode estar correndo sérios riscos. A dor é a única forma que o corpo tem de se comunicar conosco, mostrar que algo não está bem e que é necessário compreender as causas para tratá-las de maneira adequada.

As conquistas em nossas vidas, tanto no aspecto profissional, como no esporte, devem ser adquiridas de forma progressiva, pois temos etapas a serem cumpridas que servirão de base para o próximo momento de treinamento. Se você, na corrida de rua ou em outra atividade física, pulou etapas, está correndo o risco de não alcançar seus objetivos, expondo seu corpo aos limites de sobrecarga e, consequentemente, às lesões.

Não confunda o sacrifício e a luta de alcançar suas metas, como vencer o cansaço, alimentar-se sem as guloseimas, privar-se de alguns eventos sociais, com o fato de ter que sentir dor para demonstrar empenho.

Por | 2018-02-21T13:39:49+00:00 15/01/2018|Categories: Blog|0 Comments

Sobre o autor:

Maurício Garcia
Maurício Garcia é fisioterapeuta e gestor do Instituto Cohen

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