Blog

//Quais são os esportes mais indicados para as crianças, de acordo com a faixa etária?

Quais são os esportes mais indicados para as crianças, de acordo com a faixa etária?

A prática de exercícios físicos não tem idade, desde que sejam respeitadas as fases de crescimento e maturação, que são individuais de cada criança. Relacionamos, a seguir, as atividades físicas indicadas para cada uma destas fases, desde a primeira infância até o fim da adolescência.

Para crianças muito pequenas, recomenda-se esportes com o objetivo recreacional e de sociabilização sem ter a preocupação com a competitividade.  Atividades como correr, pular, subir, rolar e engatinhar são suficientes, nessa fase, para o bom desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio. Ou seja, até os 6 anos de idade, não deve existir a preocupação com a competitividade.  Além de brincadeiras, como corridas a curtas distâncias, chutar bola com os pais e pular, um esporte recomendado é a prática de atividades dentro da piscina. A atividade na piscina, como a natação, diminui o risco de quedas, além de desenvolver a autoconfiança.

7 aos 10 anos

Dos 7 aos 10 anos é a faixa etária ideal para desenvolver habilidades motoras, a flexibilidade e a agilidade, ou seja, vários esportes são permitidos, principalmente com a introdução de exercícios aeróbicos de baixa intensidade e longa duração. Os aspectos anteriores, de evitar a competitividade, continuam valendo. Atividades como caminhar, pedalar, correr, nadar e a ginástica olímpica são importantes pois auxiliam no desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório e psicomotor.

10 aos 12 anos

Dos 10 aos 12 anos, a criança pode começar a praticar modalidades específicas de seu interesse e até treinar de uma forma mais disciplinada, como, por exemplo, a natação, alguns esportes coletivos e até o judô, mas ainda sem o “estresse” da competitividade.

13 aos 18 anos

Dos 13 anos em diante, a força, as habilidades e gestos específicos do esporte escolhido devem ser desenvolvidos.  O treinamento pode ser mais intenso, porém, as competições não podem gerar pressões psicológicas danosas para o bom desenvolvimento psicomotor do indivíduo.

18 anos em diante

E,  a partir dos 18 anos de idade, o organismo já está preparado para receber a intensidade dos treinos designados para adultos. O jovem pode seguir protocolos de treinamento de acordo com o seu condicionamento físico e sem exageros. Todos os esportes podem ser praticados desde que haja o interesse e a aptidão pelo esporte escolhido.

Em qualquer faixa etária, a atividade física não deve ser imposta como uma obrigação. Essa obrigatoriedade pode levar a criança ou o adolescente a criar uma aversão à modalidade e tenderá a abandonar a prática esportiva. Incentive, estimule e apoie!

Por | 2018-04-19T13:28:40+00:00 19/04/2018|Categories: Blog|Tags: , , |0 Comments

Sobre o autor:

Moisés Cohen
Dr. Moisés Cohen é médico ortopedista e diretor do Instituto Cohen

NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM VOCÊ!