Blog

//O uso exagerado do celular pode causar lesões no punho, dedos ou mão?

O uso exagerado do celular pode causar lesões no punho, dedos ou mão?

Ter uma infinidade de informações em uma tela que cabe na palma da mão tem feito com que as pessoas façam uso exagerado do celular. Nesse contexto, é comum surgirem dúvidas, principalmente, sobre os riscos corridos por conta da prática. O Dr. Moisés Cohen, diretor do Instituto Cohen, respondeu o que os usuários de dispositivos móveis mais precisam saber. Confira!

1. O uso exagerado do celular pode causar lesões no punho, nos dedos ou na mão do usuário? Há risco mesmo ou só se a pessoa já tem predisposição ou algum problema nas articulações?

O uso exagerado do celular pode causar lesões, principalmente, por movimentos repetitivos, ainda que sejam momentos finos e delicados. Pelo tipo de vida que levamos hoje, há uma dependência cada vez maior da utilização dos celulares, tanto profissional como recreativa. As pessoas passam horas por dia digitando em aparelhos que não foram desenhados com uma ergonomia para tal. Nas pessoas com predisposição a tendinite, o aparecimento da dor e limitação funcional é mais frequente.

2. Sem os devidos cuidados, o que pode acontecer após o uso exagerado do celular, às articulações do punho ou da mão a curto, médio e longo prazo? Tendinite, tenossinovite e osteoartrite, por exemplo? Ou não chega a tanto?

Este novo comportamento provoca sobrecarga do grupo de músculos dos ombros, braços, mãos e dedos, sendo causa predominante de grande parte dos problemas ortopédicos contemporâneos. Uma das consequências mais comuns do uso de celulares são as inflamações conhecidas como tendinites, porém, com a evolução do processo, o tendão fica “doente”, ao que se chama tendinopatia e também pode acelerar um processo degenerativo, principalmente das pequenas articulações, o que se conhece como osteoartrite.

3. Em 2014, a revista britânica The Lancet divulgou o primeiro caso de WhatsAppinite, inflamação nos pulsos provocada pelo uso excessivo do WhatsApp. A “vítima” foi uma mulher de 32 anos que deu entrada em um hospital espanhol depois de usar o aplicativo de bate-papo por seis horas consecutivas. Casos assim, penso eu, ainda são raros. Que cuidados o usuário deve tomar para não terminar com dor nas mãos ou nos punhos? Há um limite de tempo considerado razoável por dia?

Aquilo que, em 2014, pudesse ser um caso raro de inflamação de punho pelo uso excessivo e seguido do celular, tornou-se atualmente muito frequente. Para evitar, devemos controlar o tempo de uso e, mais do que isso, a forma de uso, posicionando os ombros, cotovelos e punhos em posição ergonomicamente correta.

4. Há algum tipo de ginástica ou exercício que o usuário pode fazer para atenuar as dores nas mãos e no punho ou, ainda, fortalecer a musculatura da região?

Os exercícios específicos para fortalecimento e alongamento dos músculos dos membros superiores são sempre recomendados. Eles podem ser feitos diariamente com facilidade.

A área da Ortopedia que cuida da mão, punho e cotovelo trata de:

  • Doenças degenerativas e inflamatórias;
  • Lesões traumáticas;
  • Anomalias congênitas;
  • Infecções e lesões tumorais.

Quer saber mais? Clique aqui.

Por | 2018-04-25T16:22:01+00:00 25/04/2018|Categories: Blog|Tags: , , , , |0 Comments

Sobre o autor:

Moisés Cohen
Dr. Moisés Cohen é médico ortopedista e diretor do Instituto Cohen

NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM VOCÊ!