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Gazeta Esportiva | Dr. Maurício Garcia – 3 dicas para iniciar atividades físicas e evitar lesões

O diretor do departamento de fisioterapia do Instituto Cohen, Maurício Garcia, foi fonte para a matéria “3 dicas para iniciar atividades físicas e evitar lesões”, veiculada dia 9 de outubro de 2018, na seção “Vida Saudável” do Portal Gazeta Esportiva. Na reportagem, ele falou sobre como iniciantes na prática de atividades físicas podem ter sucesso nessa nova opção de vida e dá dicas para a prevenção de contusões. Leia o texto completo.

 

1. Defina metas claras

Para ter ânimo e não desistir no meio do caminho, o novo atleta precisa definir quais são seus objetivos, seja emagrecer, melhorar o condicionamento físico, definir os músculos ou até evitar o estresse. Além disso, uma dica importante é começar devagar. Inicie caminhando e não correndo, por exemplo. Se escolher a musculação, comece pegando pouco peso para se acostumar gradativamente. Mude os hábitos. Não permita que o cansaço e outras situações tirem seu foco e não deixe de cumprir as metas.

2. Não esqueça o alongamento

Antes de qualquer exercício físico o aquecimento é essencial e o alongamento tem de ser feito para preparar a musculatura que será envolvida, isso evita problemas ortopédicos e dores musculares. Além disso, para quem está começando, uma dica importante é recorrer às tecnologias da fisioterapia. Já existem tratamentos que preparam os músculos para as atividades e potencializam os resultados. A Corrente Aussie, por exemplo, aplicada através de eletrodos na pele e que gera contração muscular, utiliza a estimulação sensitiva e motora, sendo indicada principalmente para o fortalecimento muscular. “A corrente Aussie é importante aliada para quem vai iniciar uma atividade física, já que ajuda evitar lesões usando metodologias específicas de ativação muscular. Outra alternativa são tratamentos com LED de baixa intensidade – que estimula a circulação sanguínea”, orienta o fisioterapeuta Mauricio Garcia.

3. Cuide da sua alimentação

A principal aliada dos exercícios físicos é a alimentação saudável. Não pratique atividades em jejum, alimente-se de três em três horas e procure comer uma grande variedade de frutas verduras e legumes. Procure um profissional da nutrição que lhe indicará uma dieta adequada para chegar ao seu objetivo, sem que haja excesso ou carência de nutrientes.

 

 

 

 

Fonte: Vida Saúdavel – Gazeta Esportiva

Por | 2018-10-16T20:54:40+00:00 16/10/2018|Categories: Na mídia|0 Comments

Sobre o autor:

Instituto Cohen
Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.

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