Blog

//Perguntas e respostas sobre esteroides

Perguntas e respostas sobre esteroides

O que são esteroides?

RESPOSTA: Esteroides Anabolizantes são drogas fabricadas para substituirem o hormônio masculino Testosterona. Sendo fabricado pelos testículos, ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico). Além disso, o hormônio também tem papel no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa, etc. (efeito androgênico).

Geralmente são usados como medicamentos para tratamento de pacientes que não produzem quantidade suficiente de Testosterona. Uma outra utilização desse hormônio é para pacientes com o objetivo de ganhar massa muscular num curto período de tempo associado ao trabalho de musculação e melhorar o rendimento nos esportes.

Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém, o uso também está espalhando-se entre os não-atletas que buscam um corpo “sarado” (forte, desenvolvido). Em sua maioria, os homens são os principais usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres.

Em quais lugares são aplicados?

RESPOSTA: Os esteroides podem ser usados na forma de comprimidos, cápsulas ou como injeção intramuscular.

Quando utilizados por via intramuscular podem ser aplicados em quase todos os grupos musculares, mas os locais mais comuns são alguns grupos musculares dos membros superiores, como deltoide e bíceps, no tórax, através do músculo peitoral e também nos membros inferiores, como, por exemplo, no quadríceps.

Como os esteroides agem no corpo e que consequências podem trazer?

RESPOSTA: O uso indevido dessas drogas pode acarretar inúmeros problemas como:

  • Homens e adolescentes: redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia).
  • Mulheres e adolescentes: aparecimento de sinais masculinos como engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais (barba).
  • Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto de suas vidas.
  • Em homens e mulheres de qualquer idade: aparecimento de tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade que pode manifestar-se em brigas.
  • Usuários que injetam esteroides anabolizantes com técnicas inadequadas e não estéreis (livres de contaminação), ou dividem agulhas contaminadas com outros usuários, correm o risco de contrair infecções como HIV, hepatite B e C. Há, ainda, o problema com preparações ilegais dessas drogas, as quais são elaboradas em condições não estéreis, colocando em risco os que as utilizam.

Essas drogas, principalmente em altas doses, aumentam a irritabilidade e agressividade. Esses usuários podem cometer atos agressivos como luta física, roubo, ou utilizar a força para obter alguma coisa. Ainda em altas doses, os usuários podem desenvolver outros comportamentos como: euforia, aumento da energia, alteração de humor, distração, esquecimento e confusão.

Por | 2019-03-01T17:42:52+00:00 12/12/2018|Categories: Blog|Tags: , , |0 Comments

Sobre o autor:

Moisés Cohen
Dr. Moisés Cohen é médico ortopedista e diretor do Instituto Cohen

NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM VOCÊ!