Ortopedia

//Quadril
Ortopedia
Quadril 2018-02-20T20:18:11+00:00
Quadril

A pelve é uma estrutura em anel constituída pelos dois ossos inominados, sacro e cóccix. Cada osso é formado pela união de três ossos, o ilíaco, o ísquio e o púbis. Na região anterior, os ossos conectam-se na sínfise púbica e, posteriormente, no sacro por meio das articulações sacroilíacas.

Um fator importante é saber que a estabilidade da pelve depende principalmente da integridade do complexo ligamentar posterior. Este complexo posterior é capaz de suportar a transferência de peso da coluna lombar para as extremidades inferiores.

As afecções ortopédicas que acometem a articulação do quadril e a região pélvica têm, na anamnese e no exame clínico minucioso, a principal arma para realizar o diagnóstico clínico, ou traçar a diretriz para a elucidação da origem anatômica da queixa.

A dor na região inguinal do atleta, de origem pélvica ou na articulação do quadril, freqüentemente constitui um verdadeiro desafio na ortopedia esportiva. A complexa anatomia desta região solicita uma abordagem multidisciplinar com o cirurgião geral, o ginecologista ou urologista, ou até um neurologista.

semiologia do quadril e da pelve é dividida em anamnese, através dos dados de raça, sexo, idade, antecedentes, mas com atenção especial ao sexo e a idade, pois determinam características de algumas lesões específicas desta faixa etária. O exame físico é subdividido em inspeção, palpação, grau de mobilidade articular, testes especiais e exames neurológicos (testes motores e sensitivos).

A propedêutica não deve se ater somente à área pélvica e do quadril, mas ao paciente como um todo.

NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM VOCÊ!