Fisioterapia

//Análise do movimento
Fisioterapia
Análise do movimento 2018-02-07T16:01:24+00:00
Análise do Movimento

A análise da marcha está indicada para os pacientes com alguma alteração na marcha, proveniente de cirurgias ortopédicas por lesões na coluna, quadril, joelho e tornozelo, ou que por algum motivo utilizaram dispositivos auxiliares de marcha (muletas, andador e bengala).

A avaliação da marcha é feita por meio da filmagem do paciente nos planos coronal e sagital, com a utilização de marcadores anatômicos. Esta análise fornece dados subjetivos e objetivos como: angulações do tornozelo, joelho e quadril; inclinação da pelve; comprimento do passo e da passada; cadência e tempos de apoio; e balanço durante a marcha.

A avaliação do movimento é indicada para:
• Compreender mecanismos da marcha patológica;
• Quantificar o afastamento de padrões da normalidade;
• Realizar uma comparação pré e pós-tratamento;
• Sugerir correções das alterações encontradas;
• Reproduzir os dados que ajudarão na reabilitação.

Após a análise das imagens, o paciente recebe um CD contendo vídeos e fotos de sua avaliação, além de um relatório contendo informações importantes que poderão ser discutidas com o médico e fisioterapeuta.

A avaliação da marcha permite o melhor direcionamento do tratamento do paciente e surge como um importante indicador da evolução do processo de reabilitação.

Análise do Gesto Esportivo 2017-08-23T20:05:41+00:00

A análise do gesto esportivo é um exame que permite a avaliação da biomecânica do movimento preponderante de cada esporte, de maneira rápida e eficaz por meio de um programa especifico para análise do movimento esportivo.

O atleta ou esportista é filmado durante a realização do gesto esportivo de forma detalhada, quadro por quadro, com sobreposição de imagens e mensuração dos ângulos de movimento, podendo ser realizado no próprio ambiente esportivo.

O exame possibilita avaliar o desempenho dos atletas, aprimorar o gesto esportivo, comparar o gesto com outros atletas, comparar o gesto entre os membros e identificar possíveis erros na biomecânica. Esses dados podem ser utilizados posteriormente pelo médico, fisioterapeuta, técnico ou treinador físico.

O resultado da avaliação proporciona ao atleta, treinador e equipe médica, imagens que facilitarão a correção de possíveis erros na técnica esportiva e como conseqüência prevenir lesões.

As modalidades esportivas mais freqüentemente avaliadas são: tênis, golfe, handebol, voleibol, basquetebol, futebol, atletismo e dança.

É indicada para atletas amadores e profissionais, bem como praticantes de atividades físicas recreacionais.

Análise da Corrida 2017-08-23T20:05:09+00:00

Já está comprovado cientificamente que algumas lesões podem ser causadas por erros na biomecânica da corrida e uso de calçado inadequado, e somente uma avaliação mais detalhada por meio de programas específicos é capaz de identificar tais erros.

O Instituto Cohen oferece uma avaliação biomecânica da corrida, que é feita por meio de filmagem do indivíduo, com marcadores anatômicos realizando sua corrida na esteira. Essa análise fornece dados que podem ser utilizados posteriormente pelo médico, fisioterapeuta, técnico ou treinador físico.

A avaliação do movimento é indicada para:

  • Prevenção de lesões
  • Identificação do tipo de pisada
  • Melhora do desempenho atlético
  • Identificação de possíveis erros de técnica
  • Reprodução de dados que ajudarão na reabilitação

Após a análise das imagens, o paciente recebe um CD contendo vídeos e fotos de sua avaliação, além de um relatório contendo informações importantes que poderão ser discutidas com equipe interdisciplinar.

A avaliação da corrida é uma ferramenta essencial para aqueles que estão iniciando a atividade e necessitam de orientação para o calçado adequado e correção da biomecânia, assim como para os corredores amadores e profissionais que objetivam a prevenção de lesões e melhora do desempenho.

NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM VOCÊ!