Fisioterapia

Lesões na Corrida 2018-02-07T16:02:52+00:00
Programa de prevenção de lesões na corrida

A corrida é uma das modalidades esportivas mais crescentes nos últimos anos, no Brasil. Devido ao aumento vertiginoso do número de provas e, principalmente, de corredores amadores, há também um grande aumento do número de lesões causadas pela atividade.

Apesar dos efeitos benéficos da corrida em relação ao bem estar físico, a taxa de incidência de lesões nesse esporte é alta. Estudos demonstram que de 30 a 70% dos corredores, profissionais ou amadores, sofrerão com o problema durante o período de um ano. Dor anterior no joelho, fasciíte plantar, fratura por stress, “canelite” e síndrome do trato iliotibial são as lesões mais freqüentes. Entre as causas estão os erros de treinamento, fatores anatômicos, superfícies e calçados inadequados e erros na biomecânica da corrida.

Dentro desse contexto, surge a importância de manter a postura correta na corrida. Para algumas pessoas, uma das mais importantes aptidões musculares é a força, mas para nós que estudamos a incidência de lesões nas modalidades esportivas, e até mesmo trabalhamos com programas de prevenção, a destreza é a capacidade que mais damos valor. Ela faz os músculos de adaptarem ao esforço da prática esportiva com um bom controle neuro muscular, ou seja, o aparelho locomotor necessita estar adaptado ao esforço ao qual será submetido por meio da postura adequada que a corrida de rua exige.

evitar lesões na corrida de rua

Após a avaliação criteriosa de sua biomecânica por meio de uma análise do movimento, o corredor amador ou profissional inicia um programa de Treinamento de Correção Postural na Corrida. São cerca de 10 semanas que procuram melhorar parâmetros como comprimento da passada, inclinação de tronco e amplitudes de movimento para tornar sua corrida mais econômica, reduzindo os riscos de lesões.

Clique aqui para solicitar a sua consulta

NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM VOCÊ!