Fisioterapia

///Quedas na Terceira Idade
Quedas na Terceira Idade 2018-02-07T16:03:02+00:00
Prevenção de quedas na terceira idade

Se você já faz parte da terceira idade ou possui algum familiar, amigo, conhecido que faça parte desse grupo e já sofreu algum tipo de queda, sugiro que preste bastante atenção neste texto. O ser humano passa por diversas transformações durante a sua vida. Neste contexto, a partir dos 50 anos de idade, é natural que haja uma diminuição da capacidade muscular, sensorial e das atividades diárias devido a incapacidade corporal, problemas psicológicos, dentre outros fatores. Isso ocasiona um ciclo muito perigoso para a saúde do idoso. Com mais dificuldade para realizar atividades, a pessoa fica menos ativa e têm acentuados ainda mais os déficits muscular, neurológico e ósseo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as quedas estão entre as maiores causas de morte em idosos. Isso porque, após sofrê-las, alguns idosos necessitam passar por cirurgias, o que lhes causam um grande risco durante e após o procedimento. Devido aos fatores fisiológicos, a reparação dos tecidos lesionados neste público é mais demorada, fazendo com que o paciente permaneça durante longos períodos acamados e prejudicando o bom funcionamento do coração e pulmão. Muitos dos pacientes idosos já convivem com doenças crônicas como problemas cardíacos, respiratórios e diabetes, enfermidades que podem causar ainda mais danos quando o paciente precisa estar acamado.

Além da reabilitação das lesões, a fisioterapia pode atuar na prevenção das quedas. Para isso, é necessário que o paciente idoso passe por uma avaliação para identificar seus pontos fracos e assim criar um programa personalizado, com a finalidade de atender suas necessidades.

No Instituto Cohen temos um programa chamado Prevenção de Quedas. Neste programa, destacam-se 2 pilares:

• Exercícios de fortalecimento da musculatura global do corpo do idoso para diminuir a velocidade da perda da massa muscular;
• Treinamento sensório-motor, com atividade de equilíbrio, correções e treinamento de marcha. Os exercícios proporcionam ao paciente uma chance maior de defesa frente aos desequilíbrios e aos obstáculos encontrados em sua casa, nas ruas, calçadas, shopping e durante suas atividades de rotina.

prevenção de quedas na terceira idade

O programa é realizado com 2 ou 3 atendimentos semanais, de acordo com a necessidade, característica e disponibilidade do cliente. A duração pode ser pré-determinada ou contínua. A primeira acontece quando o indivíduo alcança metas pré-estabelecidas e volta a fazer suas atividades do dia a dia com segurança e, a segunda, para garantir que a continuidade do tratamento lhe proporcione sempre uma boa capacidade física e ótima qualidade de vida. Nós do Instituto Cohen entendemos que é necessário preparar nossos clientes para que eles possam realizar todas as atividades necessárias e vivenciar a sua rotina de forma mais proveitosa, sem depender de auxílio de terceiros.

Clique aqui para solicitar a sua consulta

NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM VOCÊ!