Fisioterapia

//Propriocepção
Fisioterapia
Propriocepção 2018-02-07T16:03:45+00:00
Propriocepção

Propriocepção é a capacidade do individuo de identificar e perceber seus movimentos articulares no espaço. Permite a percepção da extensão e direção dos movimentos, assim como a sensação de peso. Esses mecanismos nem sempre são reconhecidos de forma consciente.

Os responsáveis pela identificação dos estímulos do meio que recebemos são chamados mecanoceptores. Esses são receptores do sistema nervoso presentes em ligamentos, cápsulas, tendões e músculos. Eles têm a função de gerar uma resposta motora apropriada.

Isso acontece por motivos variados como: traumas, fraturas, lesões articulares, musculares, tendíneas e ligamentares. Os mecanoceptores sofrem alterações degenerativas que interferem na resposta motora, com prejuízos a propriocepção.

O tratamento propicia a melhora do desempenho motor por meio da estimulação dos mecanoceptores. Tudo com exercícios dinâmicos e funcionais. Permite também a melhora da estabilidade articular, agilidade, consciência corporal e equilíbrio, dando aos pacientes mais segurança no retorno de suas atividades de vida diária e esportivas.

A propriocepção é indicada para todas as faixas etárias que apresentem o sistema cognitivo preservado, considerando que é um método ativo e requer a participação e interação do paciente.

NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM VOCÊ!